VOLTAR

A nova história dos Lagos

JB, Cidade, p. A28
04 de Set de 2005

A nova história dos Lagos

Achados arqueológicos de São Pedro da Aldeia mostram novos registros da presença de tribos canibais na região
Não só os Campos eram dos Goytacazes. A descoberta, obtida em escavação cuja primeira etapa foi concluída esta semana, vem de arqueólogos do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, eles escavaram em uma área recentemente identificada como um dos sítios arqueológicos indígenas mais importantes da região, e mudaram parte da história da colonização e do movimento de populações no estado.
0 material encontrado na escavação realizada no bairro Flecheira confirmou a presença de índios goitacá, em terras que a história oficial considerava dominadas por índios da tribo tupinambá.
Para a coordenadora da equipe de arqueologia do Museu Nacional da UFRJ, Jeanne Cordeiro, a descoberta é empolgante e merece estudos mais aprofundados.
- Sabemos que são índios goitacá pelo tipo de cerâmica encontrado e pelo padrão de sepultamento. Provavelmente eles viveram no século 16, entre os anos 1500 e 1600. Porém, só depois de enviarmos o material ao laboratório, teremos dados para confirmar da data - diz a pesquisadora.
0 mapeamento dos sítios foi obra do acaso. No início de agosto, a equipe do Museu Nacional identificou duas urnas, após a passagem de uma motoniveladora, na região da Serra de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia.
-A tribo goitacá se diferencia da tupinambá pelo assentamento da aldeia, o padrão funerário e a língua falada. Além do mais, os goitacá não se relacionavam com ninguém (nem com índios e nem com os homens brancos) e, por conta disso, sua memória ficou restrita a alguns lugares onde a presença deles foi muito maior, como em Campos - explica Jeanne.
Os goitacá eram canibais e comiam a carne de seus irmãos e inimigos para obter a força e memória deles. Considerados índios bárbaros, guerreiros, viveram desde 600 anos A.C,sendo mais antigos que os tupinambá, que habitaram a região 300 anos D.C.

JB, 04/09/2005, Cidade, p. A28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.