VOLTAR

Nova Friburgo, RJ, se torna sede da Unesco para estudos de conservação ambiental e ecoturismo

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Juliana Scarini
16 de Jan de 2019

Nova Friburgo, RJ, se torna sede da Unesco para estudos de conservação ambiental e ecoturismo
16/01/2019 10h34

Juliana Scarini, G1 - Nova Friburgo

Prefeitura assinou um Termo de Entendimento nesta terça-feira (15) e vai iniciar projeto piloto para a geração de energia elétrica renovável em áreas atingidas por catástrofes naturais.

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se tornou sede da Unesco na América do Sul para tratar de assuntos de conservação ambiental e ecoturismo em ecossistemas. Um Termo de Entendimento foi assinado nesta terça-feira (15) e é o primeiro passo para o início de um projeto piloto para a geração de energia elétrica renovável em áreas atingidas por catástrofes naturais.

A proposta é que o projeto seja iniciado, simultaneamente, na cidade e em uma comunidade no Nepal, na Ásia.

De acordo com a Prefeitura, pesquisadores gregos e membros da Secretaria de Meio Ambiente e outros órgão do executivo visitarão áreas estratégicas para a implantação das pesquisas e prática das ações.

A ideia é "extrair um elemento positivo" de catástrofes naturais, levando em consideração a tragédia climática que atingiu a cidade em janeiro de 2011 e, a partir disso, encontrar novas formas de geração de energia nesses locais atingidos.

Trabalho de campo
Nesta quarta-feira (16), pesquisadores da Grécia e membros da Universidade de Tecnologia da Macedônia Oriental fazem uma visita em áreas prioritárias nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. A ação também faz parte da programação do Workshop Internacional em Conservação Ambiental e Ecoturismo.

O objetivo, segundo a Prefeitura, é tratar assuntos com relação à conservação ambiental e ecoturismo de ecossistemas.

Nos próximos dias, também será feita uma visita técnica ao circuito Altos da Serra Mar - projeto lançado pelo Governo do Estado, em parceria com Emater, Pesagro e Agência das Nações Unidas.

Ainda de acordo com o município, serão visitadas cinco propriedades que fazem parte desse circuito e também a ponte do Encontro dos Rios, em Lumiar, onde será analisado o volume de água e demais potencialidades referentes a geração de energia. O local está passando por reformas que devem ser concluídas nesta quinta-feira (17).

Os pesquisadores também visitarão o viveiro da Mata Atlântica, em Mury, para conhecer espécies arbóreas e o trabalho que é realizado no local.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2019/01/16/nova-friburgo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.