VOLTAR

Nova ferramenta utilizada pelo Povo Yanomami pretende ajudar na defesa do território indígena

Rádios EBC - https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-amazonia/2023/09
Autor: SENRA, Estevão
20 de Set de 2023

Nova ferramenta utilizada pelo Povo Yanomami pretende ajudar na defesa do território indígena
Aplicativo de celular permite a emissão de alertas ambientais, territoriais e sanitários

Tarde Nacional Amazônia
No AR em 20/09/2023 - 15:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre um sistema de monitoramento que está sendo usado pelo povo Yanomami e que emite alertas ambientais, territoriais e de saúde. O entrevistado foi o pesquisador do Instituto Socioambiental (ISA), Estêvão Senra.

Ele acompanhou o treinamento para uso do novo sistema na Terra Indígena Yanomami e explicou como essa ferramenta poderá ajudar na defesa do território. Segundo o pesquisador, o programa de celular tem tradução em línguas indígenas além do português e permite que o usuário emita alertas com fotos, áudios e outras informações.

O projeto foi desenvolvido pela Hutukara Associação Yanomami, com apoio do ISA e do Fundo das Nações Unidas Para Infância (Unicef).

Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a entrevista.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-amazonia/2023/09/nova-ferramen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.