VOLTAR

Nota sobre saúde da etnia huni kuin em Jordão (AC)

Amazonia.org.br
23 de Mai de 2007

Nós Huni Kuin das três terras indígenas (Alto Jordão, Baixo Jordão e Seringal Independência), no Rio Tarauacá, estamos todos indignados com a situação da forma como a equipe da FUNASA atende o nosso povo Huni Kui.

Aqui no Jordão, atendimento é muito ruim, as pessoas que trabalham no Pólo Base de Jordão não estão cuidando do seu trabalho e desviado de suas funções, para brincar com nosso povo e nossa saúde.

E muitos do nosso povo estão morrendo de várias doenças, como Malária, Febre amarela, tifóide, viroses, desnutrição infantil, picada de cobra, complicação de partos, etc.

Desde ano passado até este ano morreram mais de 20 Huni Kuin, sem contar os anos retrasados.

Por isso, não queremos mais a saúde do nosso povo nas mãos de pessoas que não têm responsabilidade ou mesmo sem respeito pelo nosso povo Huni Kuin.

O exemplo dessa falta de responsabilidade: ao invés de discutir ou planejar como atender melhor o nossa povo, estão discutindo quem vai assumir a coordenação do órgão, definir quanto vai ganhar salário para comprar um carro novo ou até fazer uma viagem sem necessidade alguma.

A irresponsabilidade dos coordenadores do órgão, o recurso que é para saúde indígena está sendo guardado para apoiar política, corruptor, isso é um crime.

Enquanto isso, o nosso povo morrendo.

No setor de saúde, os recursos aumentaram e a qualidade do atendimento piorou e muito. Os casos de morte, por doenças evitáveis, se multiplicam nos últimos dois anos.

Muitas coisas foram mal feitas nos últimos anos. As recomendações do nosso povo não foram atendidas nem sequer ouvidas. Essa é a realidade aqui no Município de Jordão. Não só no Jordão, também está acontecendo em todo o Estado do Acre com os povos indígenas.

Por isso estamos cancelando a partir de agora o convênio com a FUNASA, aqui no Pólo Base do Jordão. Estamos fechando o Pólo Base até que as pessoas competentes venham resolver o problema do Pólo Base. Já pedimos muito e até agora ninguém veio. Não queremos mais meninos que brincam com a nossa saúde ou com nosso povo.

A ações de saúde pública indígena devem ser completamente revistas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, com extrema urgência: Convênio/Funasa e Conselhos Municipais de Saúde.

Mas, nós continuamos lutando contra a impunidade, a corrupção e a falta de responsabilidade.

Daqui para frente queremos aliados verdadeiros. Quem quiser se juntar é de coração e não para aproveitar apenas a imagem e tirar partido disso.

O caminho de hoje é para melhor. O momento é importante, devemos todos trabalhar com qualidade e responsabilidade nas ações do movimento social. Vamos botar as palavras na prática.

Esse é o tempo da geração da política brasileira: quem está se organizado vai lutar até o fim para sobreviver. Para não se criarem mal entendidos no futuro, estamos afinando a música para seguir para frente e não para trás, como caranguejo. Vamos todos no rumo do poente do sol para conquistar o nosso direito.

O direito de mudar para melhor e não de esperar que mintam para nós. Queremos viver apenas com igualdade, dignidade e liberdade. São direitos humanos universais e básicos. Queremos também garantir o nosso maior tesouro: nossa cultura da floresta, nossos desenhos, nossas terras, nossa natureza. Essa é a verdade da gente. Não queremos ser clones de nós mesmos.

Só assim, daremos valor a nossa continuidade como pessoas da floresta, respeitando e sendo respeitados com liberdade e igualdade, da forma como somos.

Assinado pelas lideranças Huni Kuin.

Adauto Barbosa Huni Kuin.
Sabino Huni Kuin
Nilo Pereira Huni Kuin
Ibã Huni Kuin
João Sales Huni Kuin
Sálvio Alves Barbosa Huni Kuin
Iran Pinheiro Huni Kuin
Pedro Barbosa Huni Kuin
Vigulino Pinheiro Huni Kuin
Elias Paulino Huni Kuin
José Osair Siã Huni Kuin
Fabiano Maia Huni Kuin
Ozélia Sales Huni Kuin
Etc. e outros lideranças.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.