VOLTAR

Nota à Imprensa - Sobre ocupação de Dsei em Mato Grosso

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
21 de Ago de 2009

Sobre a ocupação, por um grupo de 12 indígenas da etnia Xavante, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Barra do Garças, em Mato Grosso (MT), a Funasa informa que o movimento teve início na quarta-feira e, apesar de ainda na ter terminado, não há registro de reféns. Os invasores reclamam da falta de atendimento médico, medicamentos e água potável. A respeito dessas reivindicações, a Funasa esclarece que:

- Recentemente, realizou a compra - em caráter emergencial - de medicamentos para atender, especificamente, a etnia. Além disso, existem dois processos de aquisição de medicamentos em fase de licitação. No caso de remédios não contemplados nas aquisições ora mencionadas, os mesmos estão sendo adquiridos, por meio do convênio celebrado com o Instituto de Desenvolvimento de Tradições Indígenas (Ideti).

- O Dsei Xavante conta com várias equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena atuando nas nove terras indígenas, garantindo, com isso, a cobertura total da área. Tais equipes são atualizadas continuamente. Somente neste ano, a Funasa realizou sete capacitações, a fim de melhorar qualidade dos serviços.

- Nos casos de doenças que exigem atenção de média e alta complexidade, exames e consultas, os pacientes são encaminhados aos hospitais de referência, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao qual o subsistema de saúde indígena é parte integrante. Quando não atendidos pela rede pública, a Funasa, por meio do convênio com o Ideti, tem custeado alguns exames, visando garantir a saúde dos pacientes indígenas.

- A Fundação reitera que, em atendimento à sua missão institucional, não tem medido esforços para contemplar o maior número de aldeias com saneamento básico. Em 2010, cerca de 1,5 mil xavantes serão beneficiados por obras de abastecimento de água potável nas aldeias.

- Ao longo dos anos, a Funasa vem investindo na ampliação e criação de sistemas de abastecimento de água na região. De 2001 a 2008, foram realizadas 67 obras, em mais de 60 aldeias. Neste ano, 11 aldeias estão sendo contempladas com abastecimento de água, quatro serão atendidas via convênio com o município de Campinápolis e 12 serão licitadas.

- A Funasa também vem investindo maciçamente na renovação de sua frota. Em 2009, foram adquiridas cinco caminhonetes, três carros e duas ambulâncias para atender à etnia. Nestes três últimos anos, a Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso (Core/MT) adquiriu 24 veículos novos, melhorando significativamente sua logística no Distrito.

Atenciosamente.

Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom
Fundação Nacional de Saúde - Funasa
Tel. (61)3314-6440 /-6446 /-6439
Fax: (61) 3314-6630
E-mail: nimp@funasa.gov.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.