VOLTAR

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Funai, Dinarte Nobre de Madeiro

Funai - http://www.funai.gov.br/
27 de Mai de 2012

É com pesar que a Funai comunica o falecimento de seu ex-presidente, Dinarte Nobre de Madeiro, no último domingo (27/05), na cidade de João Pessoa/PB, vítima de um ataque cardíaco. Natural de Natal/RN, o indigenista iniciou seu trabalho na Funai na década de 1970 e foi presidente do órgão entre os anos de 1993 e 1995.

Dinarte foi funcionário da Funai e passou por algumas administrações regionais, entre elas Boa Vista, Belém e Recife. Seu trabalho foi marcado por um forte compromisso como os povos indígenas e atuou, especialmente, junto aos Yanomami, coordenando a retirada dos garimpeiros daquela terra indígena.

Também realizou trabalhos junto aos Tikuna e outros povos do alto rio Solimões; aos Munduruku, Kayabi e Apiaká, no médio e alto rio Tapajós; e foi bastante atuante junto aos Kayapó, no Pará, combatendo a venda ilegal de madeira na área. Possuía amplo conhecimento da Amazônia, região a qual dedicou grande parte de seu trabalho. Mantinha ainda boas relações com povos do Nordeste, entre eles os Fulni-ô, Pankararu e Tuxá.

Em Brasília, exerceu os cargos de coordenador geral de estudos e pesquisas e diretor de assistência. Enquanto esteve à frente da presidência do órgão, visitou praticamente todas as áreas indígenas e foi um forte defensor da demarcação das terras indígenas, contabilizando cerca de 30 demarcações durante sua gestão.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/05_mai/20120527_15.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.