VOLTAR

Nota de Falecimento - Francisco Tsietserewawa Tsipé

FUNAI - http://www.funai.gov.br
16 de jan de 2020

A Funai se solidariza com a comunidade Xavante pelo falecimento do ancião Francisco Tsietserewawa, ícone de sabedoria e guardião do tesouro linguístico e cultural da Terra Indígena Marãiwatsédé-MT.

Francisco era o responsável pela celebração das cerimônias tradicionais Xavante e primava tanto pelos saberes, tradições e língua de seu povo que se comunicava apenas na língua materna. Foi em Madzabdzé, aldeia que fundou, que o ancião faleceu de um ataque cardíaco deixando 15 filhos e toda a comunidade constristada.

Um dos mais velhos dos Xavante, Francisco presenciou, durante seus 106 anos de história, diversos momentos marcantes para seu povo por quem lutou e o qual defendeu, como o primeiro contato com a sociedade envolvente e a retomada do território tradicional, em 2004. "Ele sempre sonhou em retomar Marãiwatsédé e viver em paz", conta Rafael Weere, neto do ancião. "Perdemos mais uma memória da história dos Xavante", completa.

Assessoria de Comunicação/Funai

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5835-nota-de-fal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.