VOLTAR

NOTA DE FALECIMENTO

CIR-Boa Vista-RR
16 de Jul de 2003

Companheiros e Amigos,
É com grande tristeza que informamos o falecimento da antropóloga indígena, Maria Auxiliadora de Souza, ocorrido ontem, (15/07) às 7h30, vítima de infarto, mas com suspeita de dengue hemorrágica, porque a mesma estava com sintomas de dengue, no Hospital Geral de Roraima (HGR). A morte súbita surpreendeu a sua família, colegas de profissão, alunos da Unversidade Federal de Roraima e vários indígenas.
Maria Auxiliadora é esposa de Zé Adalberto ex- coordenador do CIR (Conselho Indígena de Roraima). Professora do curso de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Uma das fundadoras do projeto Insikiran - Curso de formação superior para professores indígenas, que teve sua aula inaugural no dia primeiro de julho. Ela participou de projetos relacionados com a questão indígena e lutou para que os índios tivessem uma educação diferenciada . O corpo foi velado durante o dia no auditório da UFRR e no fim da tarde foi transladado para sua terra natal, Manaus (AM), onde foi sepultado.

Que o exemplo de luta e garra de Maria Auxiliadora fique em nossos corações e seja incentivo principalmente para os indígenas do Núcleo Insikiran.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.