VOLTAR

Nota da COIAB de providências sobre acontecimentos na aldeia Umutina

Coiab - http://www.coiab.com.br
09 de Abr de 2009

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) vem a público manifestar sua indignação contra atos de violência e violações dos direitos humanos cometidos, no dia 27 de fevereiro, por agentes da Polícia Federal (PF), contra o cacique Luiz Fernando, e outros indígenas, na aldeia Umutina, localizada a 12 Km da cidade de Barra do Bugres, e cerca de 150 de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso.

Sem portar autorização da Funai, os policiais federais adentraram à aldeia, e atingiram cinco indígenas com balas de borracha, além de causarem explosão de bombas de gás lacrimogêneo, que assustaram, inclusive, mulheres e crianças.

A situação de conflito dos indígenas moradores da região é antiga, e está relacionada às dificuldades da população em manter sua sustentabilidade. Em 2008, lideranças indígenas da Umutina procuraram apoio junto ao Ministério Público para acabar definitivamente com a pesca na piracema. No entanto, também pediram que o governo viabilizasse alguma alternativa econômica para a aldeia para que pudessem tirar a sua própria subsistência durante o período da pesca proibida.

Diante disso, a COIAB solicita providências ao MPF, FUNAI e PF para que esta situação seja apurada, e as devidas providências sejam tomadas para que os responsáveis pelas agressões e violências contra os indígenas sejam exemplarmente punidos. Além disso, solicitamos a prefeitura de Barra dos Bugres avaliar que tipo de apoio pode oferecer aos indígenas do município a fim de garantir sua sustentabilidade.

Coordenação Executiva da COIAB

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.