VOLTAR

Noruega cria índice para avaliar situação da natureza

OESP, Vida, p. A28
22 de Out de 2010

Noruega cria índice para avaliar situação da natureza

A Noruega criou um índice para avaliar a situação da natureza no país - o que pode ser útil para dar valor aos serviços ambientais, como a polinização feita por insetos. O índice classificou os mares, a água potável e as montanhas de maneira positiva. Mas as florestas ficaram com baixa pontuação.
Foram usados 309 indicadores para fazer a avaliação. A água potável atingiu 0,8 pontos (o ideal seria 1) e as florestas ficaram com apenas 0,4.
"Vários fiordes foram despoluídos e muito da poluição industrial se foi", afirmou a vice-ministra do Meio Ambiente, Heidi Soerensen. Já as florestas têm sido afetadas pela exploração madeireira. A falta de predadores, como lobos, levou a um desequilíbrio e aumento do número de veados e alces. A ferramenta pode ajudar a repensar a economia convencional e o cálculo do PIB.
"É um bom ponto de partida", disse a ministra. O índice será apresentado em Nagoya, no Japão, na próxima semana, durante a COP-10. O objetivo da reunião é firmar compromissos para garantir a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.

OESP, 22/10/2010, Vida, p. A28

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101022/not_imp628069,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.