VOLTAR

No ultimo minuto, paises fecham acordo de efeito estufa

OESP, Vida, p.A23
11 de Dez de 2005

No último minuto, países fecham acordo de efeito estufa
EFE
A Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 11) terminou ontem com um acordo para que sejam feitas novas negociações sobre o controle de emissão de gases que causam o efeito estufa após 2012, data em que acaba a primeira fase do Protocolo de Kyoto. O acordo foi selado após intensas discussões entre as delegações européia e canadense com a representação da Rússia, que havia se oposto ao texto inicial. Alguns negociadores passaram 24 horas sem dormir até chegar a um consenso. Os Estados Unidos, que não assinam o protocolo, ficaram fora do acordo.
A cúpula também aprovou um segundo acordo sobre formas de cooperação de longo prazo na luta contra o aquecimento global. Este acordo havia sido rejeitado pelos Estados Unidos por considerar que ele os obrigaria a iniciar conversações formais para estabelecer reduções obrigatórias de gases, similares às que são submetidos os países que ratificaram o protocolo. O canadense Stéphane Dion, presidente do encontro, afirmou que ele foi uma "grande vitória mundial".

OESP, 11/12/205, p. A23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.