VOLTAR

No radio, Lula diz que vai fazer novas demarcacoes

OESP, Nacional, p.A9
19 de Abr de 2005

No rádio, Lula diz que vai fazer novas demarcações
Leonencio Nossa
Eugênia Lopes
Na véspera do Dia do Índio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu ontem que as dívidas sociais no País não podem ser pagas no ritmo desejado pelo próprio governo. Em entrevista ao programa de rádio quinzenal Café com o Presidente, Lula considerou um marco, apesar da polêmica, a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na semana passada. "Temos muitas dívidas, algumas seculares, com o povo pobre, o povo do Nordeste, os negros e os índios", disse. "Como a dívida é histórica, não é possível pagá-la de uma única vez." Lula afirmou, porém, que não basta demarcar uma terra indígena.
O processo de demarcação da reserva em Roraima, que se arrastou por mais de 20 anos, ilustra as palavras do presidente. Embora a primeira demarcação da área tenha sido feita em 1998, só na sexta-feira a decisão foi homologada. Lideranças indígenas comemoraram, pois o governo prometeu retirar em um ano os produtores de arroz que invadiram a área após a primeira demarcação.
Lula assegurou que continuará demarcando novas terras indígenas. "Temos de pagar a dívida que temos com os índios, afinal de contas, temos de reconhecer que eles têm direito."
Na tribuna da Câmara, no entanto, houve protesto contra a homologação. Enrolado em uma bandeira do Estado de Roraima, o deputado Pastor Frankembergen (PTB-RR) disse estar de luto. "Como de luto está toda a grande família roraimense, índios e não-índios", discursou. "Até quando nós, os roraimenses, teremos que suportar essa insana política da Funai (Fundação Nacional do Índio), voltada exclusivamente para a demarcação de áreas e mais áreas de terra sem critérios justificáveis e em total desrespeito aos cidadãos, sejam índios ou não-índios?"
PAUTA
Também na Câmara, um grupo de índios de 21 etnias reuniu-se ontem com dois deputados - Perpétua Almeida (PC do B-AC) e Eduardo Gomes (PSDB-TO) - para reivindicar que a Funai volte a ser a responsável pela saúde e educação dos indígenas. Atualmente, a saúde está a cargo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Hoje, o grupo encontra-se com o presidente Lula para entregar documento solicitando a melhoria no atendimento às comunidades indígenas nas áreas de educação e saúde e maior proteção às reservas contra invasões de madeireiros e garimpeiros.
"Viemos pedir que a Câmara ajude a fortalecer a Funai", disse o cacique Aritana Yawalapiti, de Mato Grosso do Sul. "Espero que o presidente Lula nos atenda. Nosso principal pedido será a demarcação das terras indígenas", afirmou o cacique Rosalino Urtis, da etnia guarani, de Mato Grosso do Sul. De manhã, os índios reuniram-se com o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, e reclamaram da falta de recursos para a demarcação.

OESP, 19/04/2005, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.