VOLTAR

NO ES, explosão de transformador provocou apagão

OESP, Economia, p. B1
13 de Fev de 2014

NO ES, explosão de transformador provocou apagão

Uma explosão numa subestação de Furnas deixou grande parte do Espírito Santo às escuras na terça-feira à noite. O apagão, que durou cerca de uma hora, é o segundo em uma semana.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) calcula que o incidente, ocorrido às 20h21, causou a interrupção de mil megawatts de carga da Escelsa, na Grande Vitória e região norte do Estado, e de 24MWde carga da Cemig, na subestação de Conselheiro Pena. O restabelecimento no abastecimento de carga da Escelsa começou às 20h50 e o da Cemig por volta das 21h42.
O ONS, órgão responsável pela coordenação e controle das operações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional, marcou para o dia 17 uma reunião para analisar com mais detalhes o novo apagão no Estado.
Em seu informativo preliminar, o ONS explica que o transformador de Furnas que explodiu estava conectado à subestação Pitanga, da Escelsa, concessionária de energia do Espírito Santo. A perda do equipamento provocou o desligamento de quatro linhas de transmissão.
Além disso, o incidente causou o desligamento de duas hidrelétricas da Escelsa (Mascarenhas e Aimorés) e de duas termoelétricas: Viana, da Tevisa, e Linhares, da Linhares Energia.
Ontem, o ONS divulgou nova queda no nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que fecharam terça-feira com 36,69% da capacidade total, queda de 0,51pontoemrelação ao dia anterior. /W.B.

OESP, 13/02/2014, Economia, p. B1

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,explosao-causou-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.