VOLTAR

No Ceará existem 8.824 índios

Diário do Nordeste-Fortaleza-CE
14 de Jul de 2003

No Ceará existem 8.824 índios cadastrados pela Funasa, divididos em quatro etnias: Jenipapo/Canindé (Aquiraz), Tapeba (Caucaia), Tremembé (Itarema/Acaraú) e Piraguary (Maracanaú/Pacatuba). O maior grupo indígena no Ceará está em Caucaia, com 4.855 tapebas, seguido pelos tremembés, que são 1.609 membros. Existem seis etnias que reivindicam reconhecimento pela Funai: Tabajara, Potyguara, Tupinambá, Kariri, Kalabaça e Kanindé, que estão distribuídos nos municípios de Canindé, Crateús, Ipaporanga, Poranga, Monsenhor Tabosa e Aratuba.

A população indígena no Brasil era estimada em cerca de cinco milhões de pessoas no início do século XVI, comparável à da Europa nesta mesma época. Hoje, o número de índios no Brasil é de aproximadamente 350 mil, pertencentes a 210 povos que falam 170 línguas identificadas. Estes números são relativos aos índios que vivem em aldeias. A maior parte da população indígena encontra-se na Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.