VOLTAR

No Brasil, Ban conhecerá ações contra poluição

Jornal o Serrano
09 de Nov de 2007

Na próxima semana, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estará na América Latina e na Europa. Os detalhes do itinerário, divulgado pela Porta-voz de Ban Ki-moon, Michèle Montas, incluem visitas a iniciativas do Governo Brasileiro no combate às mudanças climáticas e desflorestamento no país.

A visita começará na Argentina, onde o Secretário-Geral terá um encontro com o Presidente Néstor Kirchner e com a Presidente eleita, Cristina Fernández Kirchner. No Chile, durante a Cúpula Ibero-Americana, Ban Ki-moon inaugurará uma placa - com o Presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e a Presidente do Chile, Michelle Bachelet - em homenagem a um funcionário da ONU, de nacionalidade espanhola, que foi assassinado em 1976 no Chile.

"Depois de deixar a capital chilena, ele viaja até Punta Arenas, no sul do país, e para a Antártica - para uma viagem que lhe permitirá aprender mais sobre uma das suas questões prioritárias: as mudanças climáticas", disse Montas.

"No Brasil, ele terá a oportunidade de ver os esforços do Governo na luta contra as mudanças climáticas e visitará uma usina de etanol perto de São Paulo, onde espera ver como o uso de biocombustíveis permitiu ao Brasil reduzir significantemente as emissões de gases do efeito estufa", acrescentou.

Logo após, o Secretário-Geral irá para a região amazônica, em uma visita que inclui a Floresta Nacional do Tapajós, onde ele terá a chance de saber mais sobre as recentes conquistas do País na luta contra o desmatamento e na gestão sustentável das florestas.

O Secretário-Geral também se encontrará com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No dia 17 de novembro, Ban Ki-moon visitará Valência (Espanha), onde o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) - que, em conjunto com o ex-Presidente Al Gore acaba de ganhar o Prêmio Nobel da Paz - vai divulgar seu último relatório.

A viagem de Ban Ki-moon soma-se à suas iniciativas para chamar a atenção da comunidade internacional sobre a importância de agir antes da realização da conferência sobre mudanças climáticas que vai acontecer em dezembro em Bali (Indonésia) onde delegações de todos os países do mundo são esperadas para tentar modelar um acordo para suceder o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.