VOLTAR

No Amazonas, tocha fará turismo e visitará indígenas e cachoeira

D24AM - http://new.d24am.com
22 de Mai de 2016

Em dois dias no Amazonas, a Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá, nos dias 19 e 20 de junho, 39 quilômetros por vias terrestre, fluvial e aérea visitando diversos pontos turísticos, desde Manaus aos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo. Na agenda do grande símbolo das Olimpíadas, a Chama terá recepção ao estilo bovino do 'Festival de Parintins', em plena capital, visitará uma tribo indígena e até dará um 'pulo' nas cachoeiras, entre as diversas ações programadas.

No dia 19 de junho (domingo), a Tocha Olímpica está prevista para desembarcar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, às 8h40. No Amazonas, terá 200 carregadores ou condutores, divididos entre atletas, artistas e pessoas 'comuns' selecionadas por parceiros dos Jogos. Do aeroporto, o trajeto de revezamento da Chama segue pela Avenida Torquato Tapajós, na zona norte da cidade, até chegar na Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Nery, na zona centro-sul.

Na Arena, estádio que receberá seis jogos do torneio olímpico de futebol, em agosto, pela Olimpíada, os itens dos bois Caprichoso e Garantido mostrarão o mais recente cartão de visitas do Estado, inaugurado em 2014 para a Copa do Mundo. Do ambiente folclórico montado na Arena da Amazônia, a Tocha será conduzida para o Centro histórico de Manaus, passando pelo Museu da Cidade-Paço da Liberdade, na Rua Gabriel Salgado, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na Rua dos Barés, para uma nova pausa, no Largo São Sebastião, no entorno do Teatro Amazonas, na Avenida Eduardo Ribeiro.

Do Teatro Amazonas, símbolo artístico e cultural do Estado, a Tocha Olímpica deixa a zona sul de Manaus para desembocar na Avenida Autaz Mirim, para atravessar a zona leste. Em uma das áreas mais populosas da capital, a Chama será encaminhada para a zona oeste, na Ponte Rio Negro e depois na praia da Ponta Negra, outro cartão postal do Estado, para, às 19h, encerrar sua trajetória em Manaus e começar o percurso pelo interior.

Na segunda-feira, do dia 20 de junho, a Tocha seguirá para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), no São Jorge. O destino da Chama Olímpica será fluvial até Iranduba (a 27 quilômetros sudoeste de Manaus) com a passagem pela Comunidade do Catalão, no Rio Negro, onde moram centenas de famílias em casas flutuantes. Ainda em Iranduba, os condutores levarão a Tocha para uma tribo indígena Dessana.

O ecoturismo com a Tocha Olímpica visitará, ainda, a Praia do Tupé até o Encontro das Águas, fenômeno natural que atrai dezenas de turistas para os rios Negro e Solimões. Em seguida, o porto da Ceasa e o Batalhão de Operações Ribeirinhas, na sede da Marinha, no Centro de Manaus, serão os últimos pontos antes do trajeto a Presidente Figueiredo, município a 117 quilômetros ao norte da capital e onde se encerra o Revezamento da Tocha no Amazonas.

Em Presidente Figueiredo, a Chama mergulhará o trajeto nas atrações turísticas da Cachoeira de Iracema, que fica dentro do Parque Ecológico de Iracema Falls, e da Corredeira da Urubuí. Depois da Terra das Cachoeiras, a Tocha Olímpica regressa para Manaus pondo fim ao trajeto no Hotel Tropical, na Ponta Negra.

A programação da Tocha no Amazonas foi fornecida pela assessoria de imprensa, pelo lado do governo do Estado, do Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016. Por questões de segurança, possíveis ações e atrações para o Revezamento serão divulgadas apenas com uma semana de antecedência do desembarque da Tocha em Manaus.

O Revezamento da Tocha Olímpica começou no dia 3 de maio deste ano e durante 95 dias vai percorrer 327 cidades, em todos os Estados.

http://new.d24am.com/esportes/rio-2016/amazonas-tocha-fara-turismo-visi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.