VOLTAR

NGI participa de ação em comemoração ao Dia da Árvore

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
02 de Out de 2019

NGI participa de ação em comemoração ao Dia da Árvore

Durante a atividade foram plantadas 200 mudas doadas pela empresa Guararapes Compensados, em uma área degradada na reserva legal da comunidade Vila Rural, em Palmas, Paraná.

A equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Palmas (NGI Palmas), do ICMBio, participou de atividade realizada pela Sala Verde Ventos dos Campos de Palmas em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no Brasil todo dia 21 de setembro. A atividade foi realizada na Escola do Campo Isolda Barcellos Knolseisen, administrada pela Prefeitura de Palmas, no Paraná, onde participaram cerca de 50 alunos e professores.

Durante a atividade foram plantadas 200 mudas (como: Ipê rosa, Ipê amarelo, pitangueira, cerejeira do mato Aaçá jabuticabeira, manacá da serra, goiaba -serrana) doadas pela empresa Guararapes Compensados, em uma área degradada na reserva legal da comunidade Vila Rural. O presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, elogiou a iniciativa da doação das mudas. "Essas boas ações ajudam na preservação do meio ambiente", ressalta. Nesta comunidade, diversos moradores se dedicam à agricultura familiar e a Escola do Campo assume uma importante função ao educar os filhos dos moradores locais. Durante a atividade de plantio os alunos e professores foram estimulados, por meio da participação, a se engajarem no cuidado durante o desenvolvimento das plantas.

Também houve algumas palestras e conversas sobre temas ambientais. A equipe do NGI Palmas falou sobre o ICMBio e as Unidades de Conservação da região, assim como exibiu alguns vídeos educativos do monitoramento de fauna realizado pelo NGI usando armadilhas fotográficas. O professor do colegiado de Biologia do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas (IFPR-Campus Palmas), Laércio Peixoto, fez uma atividade de sensibilização ambiental e destacou a importância da participação de todos para a conservação da natureza. Thiago Demczuk, engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, conversou com os alunos sobre os objetivos e ações da Sala Verde Ventos dos Campos de Palmas e sobre o Dia da Árvore.

O Projeto Salas Verdes foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no ano 2000 com o objetivo de atender às demandas de instituições que buscavam no MMA publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental. Inicialmente concebido como espaços com múltiplas potencialidades, que além da disponibilização e democratização do acesso às informações, podem desenvolver atividades diversas de educação ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas. O município de Palmas foi contemplado em 2017 com a Sala Verde Vento dos Campos de Palmas que é coordenada pela Prefeitura de Palmas em parceria com o NGI Palmas e IFPR-Campus Palmas.

O NGI Palmas contempla as unidades de conservação Parque Nacional das Araucárias, Estação Ecológica da Mata Preta e Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10591-ngi-par…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.