VOLTAR

Negado habeas corpus de índios presos no Nortão na operação Mapinguari

24 Horas News
06 de Jun de 2007

Continuam presos, em Cuiabá, o cacique Ararapan Trumai e o filho dele, Maitê Trumai, presos no mês passado pela Polícia Federal, durante a operação Mapinguari. O pedido de habeas corpus, para que os dois aguardem as investigações em liberdade, foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, informu A Gazeta.

Eles são acusados de facilitarem o esquema de extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Xingu. A polícia apontou que o grupo teria retirado cerca de duas mil cargas de madeira da área, sendo comercializadas ilegalmente. Servidores do Ibama são acusados de fazerem projetos de manejo fraudulentos para garantir o transporte e comercialização dessa madeira.

Outros 10 madeireiros e fazendeiros continuam presos no presídio Ferrugem, em Sinop. 38 pessoas são investigadas por envolvimento no esquema

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.