VOLTAR

Naturatins planeja projeto para o Programa Áreas Protegidas da Amazônia

Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins
Autor: Andréa Marques Paz
18 de Fev de 2013

Um encontro entre representantes do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Funai - Fundação Nacional do Índio, UFT - Universidade Federal do Tocantins, Comunidade Indígena Karajá e do Parque Nacional do Araguaia definiu estratégias de planejamento para um projeto que será submetido ao edital do Arpa - Programa Áreas Protegidas da Amazônia. A reunião ocorreu na tarde da última sexta, 15, na sede do Naturatins, em Palmas.

O projeto a ser desenvolvido é uma iniciativa do Arpa, lançada por meio do edital de no dois, e contemplará as áreas indígenas, com ênfase nos arranjos produtivos das comunidades que tenham proximidades com Unidades de Conservação apoiadas pelo programa. No âmbito do Tocantins, a unidade beneficiada é o PEC - Parque Estadual do Cantão, que receberá, caso o projeto seja selecionado, um apoio financeiro no valor de R$ 190 mil.

O Arpa é uma iniciativa do governo brasileiro, sob a coordenação do MMA - Ministério do Meio Ambiente, para conservação de 600 mil quilômetros quadrados de ecossistemas no bioma Amazônia. Seu objetivo consiste em promover a conservação da biodiversidade deste bioma, aliada à interação com as comunidades humanas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de forma descentralizada e participativa.

Na ocasião, o técnico do Naturatins, Gino Machado, apontou as expectativas em relação ao projeto, e fez uma explanação acerca do programa, ressaltando sua importância para a proteção e conservação do PEC. O técnico frisou, também, a necessidade de o projeto abranger áreas indígenas de maior proximidade com o cantão, com o objetivo de propor alternativas de subsistência, como o manejo de quelônios e, ou de renda, como por exemplo, a produção de mel.

O grupo considerou de fundamental importância, articular uma visita às comunidades indígenas para apresentar o edital e discutir projetos de interesse das aldeias, como também, conhecer o local onde os trabalhos poderão ser desenvolvidos. Além disso, ficou definida, como encaminhamento, uma reunião, agendada para o próximo dia 22, na sede da Funai, para o planejamento da visita.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/2/18/naturatins-planeja-projet…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.