VOLTAR

Naturatins integra comitiva que viaja para Costa Rica

Naturantins
Autor: Ana Lúcia Costa
09 de Nov de 2007

Com a finalidade de buscar conhecimentos relacionados ao uso sustentável de Unidades de Conservação, através do ecoturismo, uma comitiva formada pelo Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e Adtur - Agência de Desenvolvimento turístico realizam visita técnica a Costa Rica, entre os dias 08 e 15 de novembro.

Participam da viagem o presidente interino do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, o Diretor de biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Santiago e a coordenadora de Unidades de Conservação, Marissônia Lopes, além do Presidente da Adtur Igor Avelino acompanhado de dois técnicos e o professor da UFT - Universidade Federal do Tocantins, Lúcio Flávio.

Na oportunidade a comitiva conhecerá algumas unidades de conservação que são exemplos bem sucedidos de uso público sustentável naquele país. A intenção é, através dessas informações, formatar um projeto piloto que visa, a médio e longo prazo, a abertura do PEC - Parque estadual do Cantão ao uso público sustentável , sem, contudo, deixar de lado os amparos legais aplicado nas UCs - Unidades de Conservação do Brasil.

Potencialidade

Localizado na América Central a Costa Rica tem quase metade do território recoberta de florestas o que favorece a existência de um santuário ecológico com 20 parques nacionais, 26 áreas protegidas, 9 reservas de bosque, 8 reservas biológicas, 7 santuários selvagens e um total de 13.000 km² de montanhas, rios, pântanos, planícies e praias. Com tantas qualificações naturais o país também tem sua economia voltada para o turismo ecológico.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.