VOLTAR

Naturatins instala Conselho Consultivo do Parque do Cantão

Naturatins
Autor: Ana Lucia Costa
11 de Jul de 2006

A cerimônia de Instalação do Conselho Consultivo do PEC - Parque Estadual do Cantão e posse dos membros aconteceu neste sábado, 8, às 14h, no Centro de Recepção de Visitantes do parque, localizado próximo a Caseara. O evento contou com representantes dos municípios de Pium, Marianópolis e Caseara, que são integrantes diretos da área de abrangência do parque, alem de lideranças estaduais e a comunidade do entorno.

A programação teve inicio com a exposição de slides sobre as mudanças climáticas mundiais e suas conseqüências, as características do parque, importância e atividades desenvolvidas para preservação dos biomas, além da apresentação das funções do conselho consultivo e como procedeu a sua composição.

O conselho consultivo é presidido pelo Naturatins e conta também com membros da sociedade civil organizada e entidades governamentais, que serão consultados sobre as decisões referentes ao parque. Suas funções estão definidas e regulamentadas no SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação. O Presidente da ADTUR - Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Igor Avelino, salientou a grande responsabilidade que os conselheiros terão na execução das atividades que competem do conselho e alertou para a importante da participação de todos.

Atribuições
Compete ao conselho elaborar o regimento interno em noventa dias, acompanhar a implementação e revisão do plano de manejo da unidade de conservação, bem como, compatibilizar os interesses sociais com a unidade. O conselho é responsável também pela avaliação do orçamento da unidade com um relatório financeiro anual elaborado pelo órgão competente em relação aos objetivos na unidade de conservação e com isso manter a interação da população com o parque

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.