VOLTAR

Naturatins e Semarh percorrem municípios para renovar protocolo do fogo

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
Autor: Tania Caldas
14 de Abr de 2016

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) estão no período de 11 a 15/04, cumprindo um cronograma de trabalho, como o objetivo de renovar o protocolo municipal de prevenção e controle do uso do fogo, nos municípios de Caseara e Ponte Alta do Tocantins.

Durante a programação ocorrem palestras que destacam a problemática do fogo, como os recorrentes focos de incêndios e a rapidez com que o fogo escapa do controle, atingindo áreas de proteção ambiental e de produção agropecuária, causando graves prejuízos econômicos, sociais e ambientais para o Estado.

Também são enfocados os desafios encontrados pelos produtores rurais em controlar as queimadas intencionais. O uso correto do fogo como ferramenta de controle são temas recorrentes das reuniões, que têm dentre as propostas destacar que o fogo representa um problema, inclusive para aqueles que não o utilizam, a exemplo agricultores que trabalham com agricultura permanente e agrofloresta, que acabam tendo grandes prejuízos.

Nas reuniões também é motivo de discussão os prejuízos causados às populações de áreas urbanas e rurais, que sofrem com doenças respiratórias. Além dos constantes acidentes rodoviários, que aumentam a cada ano, em decorrências de queimadas às margens das estradas.

Neste sentido as reuniões ocorrem com inúmeros segmentos da sociedade, dentre eles o poder público municipal e estadual (Ruraltins, Adapec, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, servidores do Parque Estadual do Cantão, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referencia do Idoso, escolas estaduais e municipais, colônia de pescadores, igrejas, além de representantes de assentamentos e produtores rurais.

De acordo com analista em Desenvolvimento Social do Naturatins, Maria Alice dos Santos Reis, os encontros têm a intenção de buscar proteger os recursos naturais contra as agressões poluidoras e degradadoras, decorrentes de atividades humanas nocivas ao meio ambiente. "E também verificar alternativas que propiciem um equilíbrio entre o crescimento e diversificação das atividades econômicas, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental", sustentou.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/4/14/naturatins-e-semarh-perco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.