VOLTAR

Naturatins e Adtur firmam compromisso para operacionalizar uso público nos Parques do Estado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
Autor: Edvânia Peregrini
06 de Dez de 2013

Um termo de cooperação técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Agência de desenvolvimento Turístico (Adtur) foi assinado durante o lançamento do Programa "Tocantins, destino de sucesso", nesta sexta-feira, 6, no Palácio em Palmas. Firmado por seus respectivos gestores, Alexandre Tadeu Rodrigues e Nilmar Ruiz, o documento tem por finalidade unir esforços para operacionalizar o uso público nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado.

O documento firmado estabelece as atribuições e compromissos a serem observados e implementados para estimular o desenvolvimento do potencial turístico do estado, voltados para a geração de renda e a conservação do patrimônio ambiental e turístico.

Dentre as atribuições dispostas, caberá ao Naturatins conceder as licenças e/ou autorizações às empresas em dia com o cadastro no Cadastur, sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos; monitorar os impactos socioambientais positivos e negativos da atividade de Uso Público; fornecer as informações técnicas sobre as UC´s para subsidiar o planejamento das atividades turísticas, entre outras.

Quanto à Adtur, o termo estabelece as realizações de capacitação profissional para a gestão do turismo em UCs; o ornamento e controle de visitação; o cadastramento e monitoramento das empresas que exercerem atividades turísticas nas UCs, o desenvolvimento de pesquisa do perfil e demanda turística nestas áreas, entre outras.

O termo estabelece ainda que caberá às duas instituições o planejamento de visitação, a atualização do manual de conduta de visitação; a execução de ações de divulgação e educação ambiental, neste caso, respeitando as responsabilidades de cada um.

Para o gestor do Naturains, Alexandre Tadeu, o compromisso vai além das atividades turísticas. "Com o fomento do turismo ecológico, daremos novas oportunidade de geração de renda aos moradores do entorno das Unidades de conservação do Estado", ressaltou.

De acordo com a presidente da Adtur, a assinatura do termo representa um avanço para o setor, pois grande parte dos atrativos turísticos do Estado está localizada em áreas protegidas. "Com esse termo de cooperação, vai ser possível o uso consciente dessas áreas", completou.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/12/6/naturatins-e-adtur-firmam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.