VOLTAR

Nascente do Mindu ganha equipamentos para estruturação de parque

D24AM - http://www.d24am.com/
19 de Out de 2011

O Parque Nascentes do Mindu, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), recebeu na manhã da última terça-feira (18) uma doação de equipamentos eletroeletrônicos feita pela Indústria Electrolux da Amazônia Ltda. Os equipamentos serão destinados à estruturação dos setores administrativo e de apoio do parque, que fica na Cidade de Deus, Zona Leste.

A parceria com empresas visando o estímulo a visitação das unidades de conservação municipais é uma das ações incentivadas pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra. O Nascentes do Mindu é conhecido por abrigar as três nascentes preservadas do Igarapé do Mindu. A área tem, no total, 16 hectares e está situada no entorno da Reserva Adolpho Ducke.

De acordo com o gestor do parque, Rômulo Gonçalves, a doação faz parte do trabalho de parceria desenvolvido entre a Semmas e empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que utilizam a unidade de conservação para a prática de atividades socioambientais junto aos colaboradores. O parque recebeu um refrigerador, um fogão quatro bocas, um forno de microondas, um liquidificador, uma cafeteira, um ventilador e uma lavadora de pressão.

"Desenvolvemos inúmeras atividades com as empresas do PIM, como roteiros ambientais pelas trilhas, plantio e recolhimento de resíduos sólidos, o que tem demonstrado a preocupação dessas indústrias com o meio ambiente", explicou o gestor, ao formalizar o recebimento dos equipamentos,

O gerente de Manufatura da Electrolux, Ernani Vons, ressaltou a importância da doação como forma de manter o espaço estruturado para receber as pessoas. Segundo ele, a disponibilidade de um espaço como o Parque Nascentes do Mindu para a realização de visitas é um importante instrumento de conscientização sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e um método educativo eficaz de mostrar às pessoas que a natureza faz a parte dela.

"Procuramos manter um relacionamento estreito com os órgãos ambientais e incentivamos os nossos colaboradores a conhecerem esses espaços, porque muitos sequer sabem da existência dele", afirmou o gerente, lembrando que na última visita ao parque os servidores participaram de uma ação de educação ambiental, que foi bastante comentada por todos na empresa. O grupo Electrolux da Amazônia tem hoje mais de mil colaboradores.

Rômulo Gonçalves informa que o Parque Nascentes do Mindu está aberto à visitação pública das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele lembra que as nascentes são as principais atrações da unidade de conservação. "Ao conhecer o espaço, o visitante tem a oportunidade de verificar in loco o quanto é limpa a água de um igarapé no local em que ele nasce. E o quanto é importante mantê-lo preservado com a existência de um parque e o apoio da comunidade, das empresas e das instituições de pesquisa e pesquisa", diz.

Outro atrativo são as trilhas que se estendem por áreas de vegetação nativa e preservadas em toda a área do parque. "O parque é novo e permite várias possibilidades de desenvolvimentos de pesquisas, voltadas para estudo da fauna, flora e questão hídrica. Recebemos estudantes do ensino médio, mestrados e doutorados no local", diz o gestor.

http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/nascentes-do-mindu-recebe-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.