VOLTAR

Nasce um ruralista

CB, Política, p. 2
23 de Nov de 2006

Nasce um ruralista

Eumano Silva
Da equipe do Correio

A visita ao reduto de Blairo Maggi consolida uma das maiores guinadas políticas na carreira de Luiz Inácio Lula da Silva. A aproximação entre o presidente e o principal símbolo nacional do agronegócio marca a derrubada da cerca existente o PT e o mundo ruralista desde a criação do partido, em 1980. A adesão do governador reeleito à reeleição de Lula no segundo turno quebrou o setor ao meio e transformou-se no primeiro sinal claro da derrota do tucano Geraldo Alckmin na corrida ao Planalto. O presidente reconhece a importância do apoio e retribui com o pernoite na propriedade do governador.

Lula entra pela porteira do latifúndio sem assustar os fazendeiros, tradicionais inimigos do PT pelas ligações do partido com os movimentos de sem-terras. Chega à fazenda sem pisar na lavoura e faz promessas de ajuda para os grandes plantadores. Ao mesmo tempo, dá sinal verde para a ampliação da área plantada na Amazônia, mais uma posição surpreendente para um petista que levou a ambientalista Marina Silva para o ministério.

Tratam-se de mudanças significativas na correlação de forças ideológica entre duas visões diferentes sobre as questões agrárias e de preservação da maior floresta do mundo.

Blairo Maggi vai ocupar no segundo mandato de Lula o espaço aberto com a saída de Roberto Rodrigues do Ministério da Agricultura em junho deste ano. Cacifado pela reeleição, terá papel decisivo nas negociações do governo federal com os estados. E ainda contará com o presidente como um aliado dos ruralistas.

CB, 22/11/2006, Política, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.