VOLTAR

Nacional de Águas assina acordo com Sivam

Rondoniagora-Porto Velho-RO
06 de Dez de 2002

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, e o presidente do sistema de Vigilância da Amazônia, Brigadeiro-do-Ar Teomar Fonseca Quírico, assinaram ontem em Brasília termo de cessão de uso de equipamentos para monitoramento de rios. Pelo acordo, o Sivam disponibilizará para a ANA 200 Plataformas de Coleta de Dados (PCD's) e quatro unidades do Sistema de Perfilagem Doppler Acústico e de Cor-rente (ADCP). Estes equipamentos, de última geração, são utilizados para, entre outros, medir o volume de água dos rios.
A ANA ficará responsável pela instalação, manutenção e operacionalização dos equipamentos. Além destas 200 novas plataformas, que serão instaladas na Amazônia, a ANA já opera em todo o país mais de cinco mil estações de coleta de dados de parâmetros hidrológicos, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional. A cada hora, a rede repassa a seus usuários, via internet, dados sobre vazão, evaporação, qualidade das águas, nível de sedimentos, entre outros, que serão utilizados no desenvolvimento de projetos de infra-estrutura, tais como a navegação, geração de energia e a agricultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.