VOLTAR

Nação nawa pode herdar área na Serra do Moa

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Juracy Xangai
12 de Ago de 2003

O Ibama retirou a ação judicial através da qual estava exigindo a retirada imediata dos 150 índios que se autodenominam nawas, os quais vivem ao longo do igarapé do Recreio, dentro da área do Parque da Serra do Divisor.

A pendenga judicial começou quando aquele grupo de pessoas que até então vivam ligados aos 500 membros da área Indígena Nukini, que também faz fronteira com o igarapé do Recreio, decidiram assumir sua etnia enquanto povo Nawa.

Isso gerou polêmica entre ambientalistas,antropólogos e juristas porque a nação Nawa era considerada extinta desde a década de 30, pois sendo um povo guerreiro havia tentado resistir à dominação dos seringalistas que "limparam" a área para permitir a retirada da borracha.

Foi então que o grupo que se autodenomina Nawa confirmou a versão do assassinato da maioria de sua gente durante as correrias patrocinadas pelos seringalistas, mas afirmam que os sobreviventes acabaram subindo pelo rio Moa até entrar pelo igarapé Recreio onde se estabeleceram. Ali, tem sido registradas, também, sinais de índios arredios que vem sendo investigados pela Funai há pelo menos três anos.

"Os Nawas não são só vizinhos dos Nuquinis e sim parentes, ou seja, são um ramo do mesmo povo, por isso convivam tão próximos uns dos outros. Mas nós não temos dúvidas de que aquele grupo é realmente descendente dos sobreviventes daquela matança de índios que se realizava no Acre naqueles tempos", afirma o administrador da Funai no Acre, Manoel Gomes da Silva.

Para ele, a retirada da ação movida pelo Ibama contra os sobreviventes Nuquinis é um sinal de que o próprio órgão já começa a reconhecer a identidade cultural daquela nação que renasce quase 70 anos de todos considerarem que estava desaparecida.

O indigenista Antônio Macêdo e o antropólogo "Cloide" fazem parte da equipe que foi realizar o inventário antropológico dos Nawas há cerca de um mês e devem estar chegando de volta à Cruzeiro do Sul na manhã de hoje. "Até o final desta semana estarão em Rio Branco para dar a palavra final sobre esse assunto que obrigará o governo federal a cortar parte do Parque da Serra do Divisor para criar a Terra indígena Nawa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.