VOLTAR

Na oca da verdade

O Globo, Segundo Caderno, p. 1
08 de Abr de 2010

Na oca da verdade
José Padilha abre festival de documentários com índios e vaidades científicas

Algemado ao Capitão Nascimento até 13 de agosto, data na qual espera ver "Tropa de elite 2" nas telas de todo o Brasil, na sexta-feira José Padilha sairá correndo das filmagens do longa-metragem nacional mais esperado de 2010, a tempo de estar às 20h30m no Unibanco Arteplex, onde dará a largada para a 15 edição do É Tudo Verdade. Será dever do diretor carioca de 42 anos abrir a maior mostra de documentários da América Latina, realizando a primeira exibição no país de "Segredos da tribo". Fruto de um convite da rede BBC, impressionada com o desempenho do cineasta ao esquadrinhar a violência do Rio em "Ônibus 174" (2002), o longa-metragem faz uma imersão na cultura dos índios ianomâmis por um viés que promete inflamar antropólogos: as vaidades acadêmicas na disputa por postulados no estudo de povos da floresta.
- "Segredos da tribo" é uma reflexão sobre a filosofia da ciência em um contexto no qual as pesquisas sobre o comportamento dos ianomâmis não geraram conhecimento. Geraram apenas uma fogueira de vaidades - diz Padilha, que exibe seu longa novamente neste sábado, às 15h, no Arteplex.
Por "contexto", o cineasta ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2008 (com "Tropa de elite") se refere à incursão de etnógrafos e biólogos americanos e europeus no território ianomâmi da Venezuela, entre as décadas de 1960, 70 e 80. Entre os pioneiros está o antropólogo Napoleon Chagnon, cujas pesquisas, publicadas por ele em "Yanomamö - The fierce people", despertaram o interesse de universidades de todo o planeta para as práticas comportamentais de uma civilização milenar. Editado em 1968, seu livro virou um best-seller, sendo adotado como literatura de base em estudos indigenistas. Em parceria com o cineasta etnógrafo Timothy Asch, Chagnon popularizou a chamada "antropologia visual" ao documentar em curtas-metragens - entre eles, "The ax fight", rodado em 1975, e "Arrows", filmado no Peru em 1974 - ritos tribais.
- O Brasil também desenvolveu pesquisas importantes sobre os ianomâmis. Há inclusive polêmicas nas pesquisas. Mas elas não se concentram na Venezuela, eixo de "Segredos da tribo", onde fiquei entre os índios por 45 dias - diz Padilha.
Seu foco venezuelano se explica pelas controvérsias que rondam as intervenções de teóricos do Velho e do Novo Mundo entre os ianomâmis da região, começando pelas geradas por Chagnon. O uso do adjetivo fierce (feroz, bárbaro) no título de seu livro fez com que seu discurso fosse tachado de preconceituoso. Há quem defenda interesses políticos imperialistas em seu trabalho de campo. Um "acusador" é o jornalista Patrick Tierney, cujo livro "Darkness in El Dorado" sugere que Chagnon e o geneticista James Neel tenham disseminado uma epidemia de sarampo entre os índios para testar sua imunidade. Por isso, ao longo de 40 anos, suas teorias são debatidas e rebatidas por outros teóricos, que chegam a comparar Chagnon ao nazista Josef Mengele. Na tela, Padilha contrapõe argumentos, mostrando uma ciranda de egos intelectuais.
- Há várias teorias interessantes sobre as civilizações indígenas. Mas o problema da Antropologia é que ela não foi capaz de se decidir por uma delas ou, no mínimo, de comparar os diferentes dados das pesquisas e construir uma tese combinando as informações coletadas. Pior: ela não foi capaz de tomar uma posição em relação às disputas - diz Padilha, que concorreu no É Tudo Verdade de 2009 com "Garapa".
Elogiado no Festival de Sundance, onde "Segredos da tribo" foi exibido em janeiro, Padilha contesta a ideia de que o documentário brasileiro sofra de indiferença popular, devido a baixas bilheterias recentes.
- Tivemos uma safra que não arrebentou. Só isso. O problema é da safra, não do gênero. "Garapa" é um filme em preto e branco sem música, sobre fome. Sabia que não ia lotar, mas o tema precisava ser abordado - diz o cineasta, que sonha concorrer em Berlim com o novo "Tropa". - Com um segundo filme sempre é mais difícil. Nem "O poderoso chefão 2" concorreu em festivais. Mas...
"Segredos da tribo" foi montado por Felipe Lacerda (parceiro de Padilha em "Ônibus 174"), que concorre na competição de longas do É Tudo Verdade com "Os representantes", cuja sessão será no dia 15.

O Globo na internet vídeo Confira o trailer de "Segredos da tribo", novo filme de José Padilha oglobo.com.br/cultura

O Globo, 08/04/2010, Segundo Caderno, p. 1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.