VOLTAR

Mutirão garante cobertura no atendimento para indígenas do Araguaia

24 Horas News-Cuiabá-MT
19 de Ago de 2005

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Goiás está promovendo um mutirão para garantir 100% de cobertura do atendimento oftalmológico aos indígenas atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Araguaia. O trabalho começou no dia 11 deste mês e vai até domingo. A meta é atender todas as 19 aldeias da região, onde vivem 3.080 índios. Além de consultas, estão sendo feitas cirurgias de catarata e pterígio, doenças que atingem os olhos, e doação de óculos.

O mutirão, chamado de Ação Vi Vendo Melhor, conta com o apoio do Hospital dos Olhos de Aparecida de Goiânia, Prefeitura Municipal de Confresa, Santa Terezinha e São Félix do Araguaia. Até ontem (18), as equipes de saúde haviam feito um total de 500 consultas, 25 cirurgias de catarata, nove de pterígio e 250 doações de óculos. As aldeias atendidas ficam em Mato Grosso.

Antes de começar o mutirão, a Funasa fez uma triagem para identificar a demanda de atendimento. A Fundação montou, então, estrutura logística, com transporte e alimentação, promovendo assim a integração entre equipe médica, servidores, conveniadas Ipec e Iny Mahadu (entidades que trabalham em parceria com a Funasa), comunidade local e lideranças indígenas.

Além da equipe técnica da Funasa, participam do trabalho um cirurgião, seis técnicos de enfermagem, um óptico e dois oftalmologistas. "Esta ação veio atender a grande demanda, que era motivo de queixa e necessidade da comunidade indígena, visto que os municípios de referência não dispõem desta especialidade", explicou a chefe do Dsei Araguaia, Leila Fonseca.

Para fazer o atendimento na área oftalmológica os indígenas tinham de recorrer à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia, muito distante das aldeias. Para facilitar o acesso e garantir o atendimento, a Funasa decidiu levar os profissionais de saúde para perto das aldeias. O coordenador regional de Goiás, Ruy Gomide Barreira, está acompanhando o mutirão hoje.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.