VOLTAR

Mutirão de limpeza na Cachoeira da Macumba

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
31 de Mai de 2012

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu no dia 20 de maio mutirão de limpeza na Cachoeira da Macumba. Essa foi a primeira ação do Programa de Voluntariado do Parque em 2012.

A Cachoeira da Macumba, fica localizada na zona de amortecimento da unidade de conservação (UC), com acesso pela estrada que liga Teresópolis a Itaipava, é muito utilizada para a prática de rapel e cachoeirismo, além do uso para práticas religiosas.

As oferendas religiosas deixadas no local representam o principal conflito de uso da Cachoeira. Além de ocasionarem um acúmulo de lixo nas margens do curso d'água, as velas utilizadas nestas práticas podem ocasionar incêndios florestais, como o ocorrido no ano de 2011.

Naquela ocasião uma vela acesa deixada em um local próximo à cachoeira atingiu cerca de 80 hectares de Mata Atlântica, inclusive no interior da UC, representando a maior ocorrência de incêndio dos últimos anos no Parque.

Essa ação teve como objetivo recrutar novos voluntários, vislumbrando a participação de todos nas futuras ações que acontecerão na UC em consonância com o programa de voluntariado do ICMBio. Foram retirados quinze sacos de lixo, contendo restos de oferendas e animais mortos.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3020-muti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.