VOLTAR

Mutirão de combate à malária é realizado pelo DSEI Alto Rio Negro (AM)

Ministério da saúde http://portalms.saude.gov.br/
Autor: Tiago Pegon
11 de Jun de 2018

Em uma atividade interinstitucional, o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN), realiza, em São Gabriel da Cachoeira (AM) e na comunidade de Yauaretê (AM), uma ação conjunta para eliminação de focos de mosquitos transmissores de malária. A atividade conta com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Exército Brasileiro, Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SUSAM) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e comunidades indígenas de toda a região.

A mobilização consiste em limpeza de áreas onde há represamento de águas, fechamento de poços de piscicultura inutilizados e roçagem de margens de córregos e represas. O trabalho, que é realizado por 15 profissionais dos órgãos citados, tem por foco as áreas onde concentram-se os maiores índices de casos de malária, como a região do extremo oeste, onde se localiza a região de Yauaretê, na qual vivem cerca de 3 mil indígenas.

São realizadas ainda atividades de drenagem de áreas alagadas e sem reuso das águas, coleta de larvas anofelinas (que transmitem a malária), termonebulização, busca ativa junto à comunidade, aplicação de testes rápidos e tratamento nos casos suspeitos.

Segundo o biólogo e referência técnica de endemias do DSEI ARN, Luís Penha, a mobilização intersetorial deve ampliar as frentes de ações que o Distrito já realiza periodicamente. "A população indígena está apoiando com muita participação e imbuída no combate à malária. Esse mutirão de limpeza, que a comunidade chama de 'Ajurí', é muito importante, pois ajuda na eliminação direta do vetor que transmite a doença, diminuindo a reprodução de mosquitos transmissores", destacou.

A ação foi iniciada no final do mês passado e segue durante todo mês de junho, abrangendo um território equivalente ao do Estado de São Paulo.
Combate à malária

Ações intensivas das equipes de endemias do DSEI ARN junto às comunidades para eliminação dos focos de vetores da doença estabilizaram o surgimento de novos casos. As equipes se deslocam continuamente até as comunidades mais distantes para a realização do inquérito epidemiológico, que pode identificar e tratar, de maneira precoce, a doença e, com isso, interromper o ciclo de transmissão.

Nas periferias da cidade, onde se concentram moradias indígenas, equipes de endemias do DSEI realizam roçagem e aplicação do "fumacê" (termonebulização) e borrifação de inseticida nos domicílios. Além disso, as equipes, lideranças e agentes de saúde indígena atuam conjuntamente para orientação da população visando à diminuição de novos casos.
Apoio

O prefeito de São Gabriel da Cachoeira (AM), Clóvis Moreira Saldanha, visitou nesta quinta-feira(8), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e pediu apoio para o enfrentamento da malária na Região do Alto Rio Negro. Ele esteve reunido com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini, que agendou reunião conjunta com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) para discutir mudanças no plano de enfrentamento da doença e as ações a serem implementadas nas áreas indígenas.

http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/43522-mutirao-de-combate-a-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.