VOLTAR

Mutirão da Cidadania beneficia índios na Reserva Bakairi

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
20 de Out de 2005

O mutirão realizado pelo Governo do Estado no último final de semana na Reserva Bakairi, localizada a 100 quilômetros de Paranatinga, na região sul de Mato Grosso, foi extremamente positivo na avaliação dos coordenadores da ação, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Junto com a Sejusp, participaram da ação de governo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Casa Civil, através da Superintendência de Políticas Indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ao todo foram realizados 331 atendimentos diretos e 2.450 indiretos, com um total geral de 2.781 atendimentos.

Na Reserva Bakairi, com 61.405 hectares, vivem 682 índios distribuídos em nove aldeias - Aturua, Paikum, Kaiahoalo, Alto Ramalho, Sawâpa, Cabeceira do Azul, Kuiakuare e Iahodu -, sendo a principal a aldeia Pakuera.

Na aldeia principal, além de um posto médico funciona uma escola que atende cerca de 200 crianças da Pré-escola ao Ensino Médio.

Na Reserva os índios Bakairi cultivam arroz, mandioca, banana, cana e algumas famílias criam individualmente aproximadamente mil cabeças de gado, para subsistência. Depois de distribuir o alimento entre as famílias, o excedente é comercializado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.