VOLTAR

Mutirão busca resgatar cidadania e cultura dos índios guató

MS Notícia-Campo Grande-MS
28 de Abr de 2006

A Ação Prefeito Presente desenvolvida pela Prefeitura de Corumbá está promovendo o resgate da cidadania, da cultura e da história da comunidade indígena guató, residente na Aldeia Uberaba (Ilha de Ínsua), 350 km de Corumbá, em pleno Pantanal sul-mato-grossense. Os trabalhos foram desenvolvidos ontem e contaram com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Durante todo o dia, profissionais da administração municipal, Governo do Estado e parceiros, além de militares da Marinha do Brasil e do Exército, realizaram um grande mutirão, permitindo atendimento às cerca de 35 famílias indígenas. Foram ações nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, meio ambiente, entre outras, que permitiram aos cerca de 240 moradores da região, se sentirem novamente cidadãos.

"Esta ação representa apreço e respeito aos primeiros moradores do Brasil. Nós pedimos uma atenção especial ao prefeito Ruiter e fomos atendidos", disse o cacique Severo Ferreira, que, ao lado de sua esposa, Dalva, tem lutado pelo resgate da cultura e da história do povo guató. "Agora, muitos índios estão se tornando realmente cidadãos, com registro de nascimento indígena e registro civil", disse Severo.

O cacique, logo pela manhã, recebeu o prefeito Ruiter Cunha na aldeia, ao lado de outros líderes da comunidade. O prefeito chegou acompanhado de assessores, entre os quais, a primeira dama e coordenadora da Ação Prefeito Presente, Beatriz Cavassa de Oliveira, superintendente de Integração das Políticas Sociais, e do vice-prefeito Antônio Juliano.

Esforço coletivo - Após acompanhar de perto todo o atendimento, o prefeito e equipe se reuniram com Severo e outros líderes locais, que encaminharam uma série de reivindicações, as quais já estão sendo analisadas por Ruiter.

"Essa ação representa o esforço coletivo de uma administração e seus parceiros, que se voltam para o município de Corumbá, como um todo, cientes da imensa região rural que Corumbá possui e que precisa de atenção", ressaltou o prefeito.

Ruiter, que aponta o Prefeito Presente como um dos carros chefe da sua administração, demonstrou otimismo, acreditando ser este o caminho para a recuperação da auto estima do povo guató, da prática da cidadania, da cultura e história de um povo "que tem muito a nos ensinar".

Esta foi a segunda ação realizada pela prefeitura e parceiros na região ribeirinha. A atenção dada às famílias guató emocionou a coordenadora Beatriz Cavassa de Oliveira. Para ela, o importante é o poder púbico estar podendo levar assistência a estas famílias que residem em comunidades tão distantes e isoladas do centro urbano. Para ela, este trabalho terá continuidade durante toda a atual administração.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.