VOLTAR

Musk levou internet à Amazônia; 'os criminosos adoram', diz AP

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2023/03
16 de Mar de 2023

Musk levou internet à Amazônia; 'os criminosos adoram', diz AP
PF encontra equipamento da Starlink com mineradores ilegais; região foi motivo da reunião do bilionário com Bolsonaro

Nelson de Sá
Correspondente da Folha na Ásia, jornalista publica a coluna Toda Mídia
16.mar.2023 às 5h54

A agência Associated Press despachou foto obtida junto ao Ibama, mostrando antena e roteador da Starlink, parte da SpaceX de Elon Musk, encontrados pela Polícia Federal numa área de exploração ilegal de ouro no território yanomami.
Reproduzida por Washington Post, Bloomberg e outros, a reportagem é intitulada "Musk trouxe a internet para a Amazônia brasileira. Os criminosos adoram" e tem uma versão em vídeo no YouTube:
Abrindo o texto, "Agentes federais a bordo de três helicópteros desceram num local de mineração ilegal na floresta amazônica. Foram recebidos com tiros e os atiradores escaparam, deixando para trás um achado cada vez mais familiar para as autoridades: unidades Starlink".
Segundo a AP, a Starlink "há muito vê a Amazônia como uma oportunidade, o que foi sublinhado pela visita de Musk ao Brasil em maio, quando se encontrou com Jair Bolsonaro", então em campanha.
O Brasil de Fato publicou perto de um mês atrás que os equipamentos estavam sendo vendidos a garimpeiros do território yanomami, com fotos e mensagens em grupo de WhatsApp. Numa delas, "Vendo internet Starlink. 7.800. Mensalidade, 1.500 reais. Pronta entrega!".
O site reportou ainda ter visto anúncios da Viasat, também americana, com atuação nas áreas civil e militar. "Além de internet, serviços diversos são oferecidos por meio de grupos de WhatsApp e Facebook, desde o transporte em áreas de garimpo até a venda de mercúrio."

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2023/03/musk-levou-int…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.