VOLTAR

Museu Paranaense recebe povo fulni-ô no Mês do Índio

Agência de notícias do Paraná http://www.cidadao.pr.gov.br/
05 de Abr de 2018

Em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, o Museu Paranaense (MP) recebe em vários dias do mês indígenas fulni-ô, do interior de Pernambuco. O grupo vem a Curitiba para divulgar sua cultura, com danças, rituais e artesanato.

Nos dias 10, 12, 24, 26 de abril e 03 de maio eles permanecem o dia todo no museu, das 9h às 17h, com apresentações na parte da manhã (10h) e da tarde (16h). Dias 15, 19 e 29 de abril estarão no museu apenas na parte da manhã.

"Será uma ótima oportunidade para conhecer a cultura, danças, cantos, pinturas corporais, além de objetos e adornos de uso cotidiano e o ritual do povo fulni-ô", destaca o diretor do museu, Renato Carneiro Júnior.

Os artesanatos - colares, cocares e pulseiras - estarão à venda e todo o valor adquirido será revertido para a própria aldeia. O diretor do museu explica que o grupo precisa comprar até mesmo água potável para o consumo diário, além de outros suprimentos.

FULNI-Ô - Os fulni-ô habitam o município de Águas Belas, a 273 quilômetros de Recife. É o único povo indígena do Nordeste que conseguiu preservar a própria língua, chamada ia-tê, assim como o sigiloso ritual Ouricuri, que acontece em agosto. O que é de conhecimento público é que, durante o ritual, é realizada a eleição das autoridades máximas do grupo: o Pajé, o Cacique e a Liderança.

AGENDAMENTO - A visita do grupo é uma ótima chance para quem quer conhecer mais sobre os indígenas e para que grupos escolares possam aprofundar o contato com a cultura indígena. O Setor Educativo do museu já está agendando atendimentos às escolas nesses dias.

Serviço
Mês do Índio no Museu Paranaense
Exposição e venda de artesanatos do povo fulni-ô
Dias 10 (terça), 12 (quinta), 15 (domingo), 19 (quinta - manhã), 24 (terça), 26 (quinta), 29 de abril (domingo) e 03 de maio (quinta).
Horários: terças e quintas-feirs, das 9h às 17h; domingos, das 10h às 12h.
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 - São Francisco - Curitiba
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados e domingos, das 10h às 16h
Informações (41) 3304-3300 | http://www.museuparanaense.pr.gov.br

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=97829&tit…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.