VOLTAR

Museu paraense apresenta nova espécie de cobra-de-duas-cabeças

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/
09 de Set de 2010

O Museu Paraense Emílio Goeldi divulgou a descoberta de uma nova espécie de réptil na região da Calha Norte, no Pará. Trata-se de uma variedade do animal popularmente conhecido como cobra-de-duas-cabeças ou, também, cobra-cega. O réptil, que ganhou o nome científico Mesobaena rhachicephala, faz parte da família Amphisbaenidae e tem hábitos fossoriais, ou seja, vive em túneis no subsolo.

Adaptado para escavar a terra, o bicho tem uma cabeça pontuda cônica. Segundo o Museu Goeldi, é o único gênero no norte da Amazônia que tem uma cabeça diferenciada da ponta da cauda - as outras têm cabeças e pontas de cauda arredondadas.

A espécie foi encontrada no início de 2008 pela equipe do herpetólogo (especialista em répteis e anfíbios) Marinus Hoogmoed na Calha Norte, área ao norte do Rio Amazonas, no Pará, que faz fronteira com Suriname e Guiana. Foi descrita na revista especializada 'Herpetologica', em edição de dezembro. Esta semana a descoebrta foi divulgada pelo Museu Goeldi.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=111361

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.