VOLTAR

Museu do Índio/Funai entregam dossiê sobre índios Wayãpy à Unesco

Site da Funai
29 de Ago de 2002

O Diretor do Museu do Índio(RJ), José Carlos Levinho, entrega, amanhã, 30 de agosto, ao representante da Unesco no Brasil, Sr. George Weerthein, o dossiê de candidatura à Segunda Proclamação das Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, intitulado "Expressão gráfica e oralidade entre os Wayãpy do Amapá, Brasil".

José Carlos levinho entende que a entrega do dossiê é o primeiro passo na implantação de uma política cultural concreta e consistente de proteção ao patrimônio cultural indígena. O Diretor ressalta, no que concerne aos Wayãpy, a exposição temática sobre sua cosmologia e linguagem gráfica, montada no Museu do Índio, que contou com a colaboração direta, durante vários meses, de artesãos de diversas aldeias.

Durante a entrega do dossiê será feio também, o lançamento o catálogo da arte gráfica Kuziwa: pintura corporal e arte gráfica Wayãpy.

A cerimônia de entrega do dossiê será realizada, às 11 horas, na sala Guimarães Rosa, térreo do Ministério da Cultura, em Brasília. Estarão presentes, entre outras autoridades. o Sr Ministro de Estado da Justiça, o presidente da Funai, Artur Nobre Mendes e toda a sua Diretoria

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.