VOLTAR

Museu do Índio lança livros sobre cultura Wajãpi

Site da Funai
Autor: (Vanessa Silva)
24 de Out de 2002

Será realizado amanhã (25), no Museu do Índio, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, o lançamento dos livros "Wajãpi rena: roças, pátios e aldeias", de Catherine Gallois, e "Kusiwa: pintura corporal e arte gráfica Wajãpi", de Dominique Gallois. Com as publicações, que fazem parte da exposição "Tempo e Espaço na Amazônia: os Wajãpi", o Museu procura registrar as produções culturais dos povos indígenas e difundir o conhecimento sobre esses povos, além de estreitar a parceria com os índios.

Será lançado, ainda, o boletim "Expressões gráficas e orais dos Wajãpi do Amapá", de Dominique, e apresentado um vídeo de mesmo nome. Haverá também a inauguração do Laboratório de Úmidos e de Papel, das instalações das Reservas Técnicas Berta Ribeiro e da base de dados Inventário do Patrimônio Cultural Indígena.

Além da exposição, a arte Kusiwa dos Wajãpi está concorrendo com outras manifestações culturais de vários países à Segunda Proclamação das Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, promovida pela Unesco e a ser escolhida anunciada em 2003.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.