VOLTAR

Museu do Índio entrega a Parintintin (AM) acervo histórico audiovisual

Funai
29 de Nov de 2007

A solenidade de assinatura do Termo de Acordo entre o Museu do Índio e o povo Patintintin ocorrerá durante a inauguração do Centro Cultural Boreí dos Povos Indígenas do Alto Madeira, no próximo domingo, dia 2 de dezembro de 2007, na Aldeia Traíra, estado do Amazonas

Os Parintintin serão a primeira etnia a receber, de forma oficial, material etnológico resultante de pesquisas, tratado e sistematizado pelo Museu do Índio, unidade da FUNAI no Rio de Janeiro, que, dentro de seu Programa de Pesquisa e Documentação, desenvolve um sistemático trabalho de tratamento de acervos bibliográfico, textual, audiovisual e museográfico. Um dos principais objetivos do programa é a devolução às comunidades indígenas de seu patrimônio cultural, incluindo registros de natureza lingüística, imagética e sonora.

O Projeto Parintintin-Kagawahiwa, que teve início no ano de 2000, permitiu a realização de um cuidadoso trabalho de recuperação e tratamento técnico, incluindo digitalização, do acervo disponível no Museu do Índio e de toda a documentação produzida pelo antropólogo e professor Waud Kracke, da Universidade de Illinois, EUA, ao longo de mais de 30 anos de pesquisa, além de registros fotográficos e sonoros feitos nas décadas de 80 e 90 por diversos pesquisadores Todo esse material de pesquisa vai ser entregue à comunidade Parintintin.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.