VOLTAR

Museu do Indio atrai visitantes

JB, Pais, p.A4
20 de Abr de 2004

Museu do Índio atrai visitantes

Criado há 51 anos para resgatar a importância dos indígenas na formação do povo brasileiro, o Museu do Índio, no Rio, recebeu ontem centenas de visitantes. Desde a manhã até o fim da tarde, foi grande a movimentação de jovens, adultos e, principalmente, crianças, que se aproximavam, curiosas, dos indígenas que circulavam pelo local vestidos com cocares e pinturas pelo corpo.
Dois deles vieram de uma aldeia do interior de Pernambuco, trazendo na mala, arcos, flechas, cocares, brincos, colares e outros adornos, vendidos a partir de R$ 5.
No muro externo do prédio, indígenas das tribos guarani, tucano e cuicuru expressaram sua arte por meio de desenhos e gravuras.
Diretor do museu desde 1995, o antropólogo José Carlos Levinho ressalta que o museu virou um espaço de defesa do patrimônio indígena. Em 2002, um projeto desenvolvido por técnicos do Museu do Índio junto aos índios wajãpi, do Amapá, ganhou um prêmio da Unesco de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
- Nosso esforço é voltado para a inclusão social do índio. Ele não pode mais ser visto como algo do passado, parte do imaginário popular.
O museu abriga duas galerias de exposição, laboratórios de preservação e restauração, uma biblioteca, além de amplo acervo audiovisual com mais de 10 mil imagens digitalizadas.
Nos últimos 11 anos, inúmeros esforços por parte do governo e da iniciativa privada reergueram o museu que, até 1993, estava completamente abandonado. (F.N.)

JB, 20/04/2004, p. A4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.