VOLTAR

Museu de Chico Mendes será fechado por falta de verba

Amazônia - www.amazonia.org.br
14 de Jul de 2010

A família de Chico Mendes decidiu fechar a casa onde o seringueiro e sindicalista morou e o Centro de Memória de Chico Mendes, em Xapuri (AC). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A casa de Chico Mendes é atração turística na cidade. Mais de vinte anos após o crime, a casa é mantida exatamente como estava no dia do assassinato do líder seringueiro. Uma das paredes ainda conserva uma mancha de sangue. Segundo a viúva, Ilzamar Mendes, a família e o instituto responsável não conseguem manter os locais por falta de dinheiro.

Segundo a reportagem, até o ano passado o instituto recebia verbas do governo do Acre para a manutenção da casa e do museu, que não cobravam ingressos, além de realizar cursos. Em três anos, foram repassados R$ 685 mil. De acordo com Ilzamar, a casa e o centro de memória estão fechados há 20 dias. Seriam necessários R$ 15 mil por mês para manter o local e o pagamento dos funcionários.

De acordo com o governo do Acre, o convênio foi encerrado porque o instituto não prestou contas dos recursos.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=360701

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.