Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br
Autor: Bruna Campos
10 de Nov de 2011
Mais uma vez o Programa Estadual Municípios Verdes ganha destaque no cenário mundial. Desta vez, o interesse partiu do governo norueguês, que pretende investir e fechar parcerias com o programa. A informação foi repassada para o governador Simão Jatene, durante uma reunião entre o chefe do Executivo e Svein Richard Brandtzæg, presidente e diretor executivo da multinacional norueguesa Hydro - terceira maior fornecedora mundial de alumínio e atualmente dona de outras grandes empresas como Albrás, Alunorte e da Companhia de Alumina (CAP).
O encontro entre o governador e todo o conselho diretor da empresa aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará. "O governo norueguês pretende dar total apoio ao programa Municipios Verdes. O ministro do meio ambiente da Noruega ficou impressionado com os resultados do programa e nos afirmou que destinará um fundo para o desenvolvimento deste projeto maravilhoso de sustentabilidade", enfatizou Brandtzæg.
Durante a reunião, o presidente da Hydro falou também ao governador sobre as dificuldades que a Albras vem enfrentando em função da falta de acesso a fontes de energia de baixo custo. "Viemos também para pedir apoio do governo para que nos ajude no enfrentamento deste desafio", explicou. O governador se mostrou parceiro da empresa e afirmou que a proximidade de uma empresa com o Estado representa uma parceria que pode ser construída visando sempre projetos que tragam benefícios para o estado. "O Estado não substitui a empresa e a empresa não substitui o Estado. Por isso, é preciso criar relações que sejam fundamentais para os dois. Se temos coincidências de objetivos, os desafios de vocês passam a ser nossos desafios", ressaltou Simão Jatene.
A Hydro planeja investir mais de um bilhão de dólares na expansão da mina de bauxita e na implantação da refinaria de alumínio da Companhia de Alumina do Pará (CAP), em Paragominas. "O Brasil e o estado do Pará são extremamentes relevantes para a Hydro e saímos desta reunião muito felizes, com o sentimento de que poderemos contar com o governo paraense até porque, nós temos interesses em comum, que é o desenvolvimento do Pará", finalizou Brandtzæg.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.