VOLTAR

Mulheres indígenas do Centro-Oeste Paulista realizam encontro

Site da Funai
29 de Out de 2003

Mulheres indígenas do Centro Oeste Paulista vão realizar o II Seminário Regional, tendo como lema "Luta e Vida da Mulher Indígena 2003", mostrando para muitos a existência de povos indígenas na região, a vitalidade de sua cultura e, o difícil acesso às políticas públicas. O encontro acontece no período de 3 a 7 de novembro, em Bauru(SP), com uma série de mesas redondas com falas indígenas e não indígenas, que vão subsidiar um documento final com as principais demandas dos povos indígenas da região, dando ênfase às questões do gênero feminino.

A terena Jupira Manoel Sobrinho presidente da Associação de Mulheres Indígenas do Centro Oeste Paulista, responsável pelo evento, diz que é muito importante um encontro desse porte, para que a população da região e as autoridades não os ignore. " Em outras épocas não éramos minoria, aos poucos fomos obrigados a abandonar nossas terras. Por isso, hoje estamos aos poucos, reconquistando nosso espaço, como povos diferentes culturalmente, mas cidadã como os demais brasileiros".

A representante indígena no Conselho Nacional de Defesa da Mulher Dirce Kaiwá participa do encontro com palestra, na língua guarani, sobre "Direitos e Cidadania". Representantes da Fundação Nacional do Índio e Fundação Nacional da Saúde- FUNASA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Agricultura vão falar sobre as ações possíveis de serem implementadas nas comunidades indígenas da região. A OAB de Bauru é responsável pela mesa redonda " Direitos humanos e Cidadania" ; o SEBRAE e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho debatem o tema: " Geração de renda e Auto Sustentação através do artesanato tradicional". Constam ainda na programação do encontro danças indígenas e aula prática de cerâmica terena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.