VOLTAR

A mudança climática se tornará a principal causa de perda de espécies de vertebrados até 2070

Meio Ambiente Rio - https://meioambienterio.com
Autor: Guiga Liberato
05 de Jul de 2018

A mudança climática se tornará a principal causa de perda de espécies de vertebrados até 2070
5 de julho de 2018

Guiga Liberato

Nas próximas décadas, a mudança climática ultrapassará a destruição do habitat como principal ameaça à biodiversidade, adverte um novo estudo.

Os leitores de longa data sabem que a ZME Science acredita que a mudança climática é uma enorme ameaça ao planeta e ao nosso lugar nele. É uma posição que atrai uma boa parte dos comentários e e-mails, acusando-nos de sermos fanáticos e de sermos "esquerdistas" - o que é bastante confuso, já que (quase) toda a equipe é destra. Independentemente disso, "não é verdade", dizem eles. "É tudo uma farsa chinesa", dizem os presidentes. Presumivelmente, um projetado para roubar 'ar jawbs, de alguma forma.

Estou muito triste em dizer que esses desordeiros podem ter, parcialmente, acertado. Novas pesquisas mostram que a mudança climática não é uma grande ameaça - está, de fato, se tornando rapidamente a ameaça contra os sistemas ecológicos.

Mudança climática, mudança ecológica

Os efeitos das alterações climáticas na estrutura dos ecossistemas em todo o mundo vai aumentar rapidamente ao longo das próximas décadas, diz o Dr. Tim Newbold, da University College London. Isso acabará por ver a mudança climática se tornar a principal causa da perda de biodiversidade, superando as taxas de perda de vertebrados causadas pelo uso da terra e pela destruição do habitat. Anfíbios e répteis serão mais afetados do que pássaros e mamíferos, acrescentou ele.

Atualmente, o uso da terra humana é responsável por cerca de 10% das perdas no total biodiversidade .

É uma figura bastante preocupante. Pesquisas já descobriram que um ecossistema começará a se degradar quando cerca de 20% das espécies membros forem perdidas. Esse limite já foi passado em mais de 25% da superfície do mundo, ou cerca de 60% quando as estradas também são levadas em conta.

O estudo de Newbold mostra que a mudança climática excederá os efeitos que a destruição do habitat tem sobre a biodiversidade de vertebrados até 2070. Esses resultados sugerem que nossa melhor aposta para manter a integridade ecológica é tomando o uso da terra antrópica e das Alterações Climáticas em conta, em vez de se concentrar apenas em um dos dois. São os efeitos combinados que representam a maior ameaça, observa o jornal.

O jornal também estimou que as comunidades de vertebrados perderão entre 10% e mais de 25% das espécies em nível local, como resultado da mudança climática. Quando combinados com os efeitos do uso da terra, essas comunidades poderiam perder entre 20% a 40% de seus membros até 2070.

Como diferentes áreas e ecossistemas respondem de maneiras diferentes às mudanças climáticas, os efeitos deste último não serão distribuídos uniformemente - é por isso que as estimativas da Newbold variam em um intervalo tão grande. É provável que as florestas tropicais sofram grandes perdas, ao passo que as regiões temperadas (as mais afetadas pelo uso da terra) provavelmente verão perdas relativamente pequenas de biodiversidade. Os prados e savanas tropicais também deverão sofrer fortes perdas, acrescenta Newbold, como resultado tanto da mudança climática quanto da atividade humana.

O documento "Os efeitos futuros do clima e das mudanças no uso da terra na diversidade da comunidade de vertebrados terrestres sob diferentes cenários" tem sido Publicados na revista Proceedings of the Royal Society B .

https://meioambienterio.com/2018/07/05/a-mudanca-climatica-se-tornara-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.