VOLTAR

MT terá unidade do Sistema de Proteção da Amazônia

24Horas News-Cuiabá-MT
26 de Set de 2002

Mato Grosso recebe nesta sexta-feira, às 16 horas, no aeroporto Marechal Rondon, equipamentos de informática, juntamente com os softwares do Centro Estadual de Usuários (Ceu), que é unidade do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Os Ceus vêm sendo implantados em todos os nove estados da Amazônia Legal junto aos governos estaduais do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão e agora, Mato Grosso.

O Ceu tem como objetivo disponibilizar às Secretarias de Estado acesso às informações, ferramentas e funções aplicativas do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Este processo vai acontecer por meio dos Centros Regionais de Vigilância (CRVs) associados. Cada estado tem o Ceu associado a um dos três CRVs localizados em Belém, Manaus e Porto Velho. No caso de Mato Grosso a ligação será com Porto Velho. A instalação dos mesmos será concluída em dezembro/2002.

Mato Grosso é o 9o e último estado a implementar seu Centro do Sivam e sua sede será na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). Após a entrega dos materiais haverá solenidade no Departamento de Proteção ao Vôo (DPV-Cuiabá).

A cerimônia será presidida pelo Major-Aviador, Jefferson de Jesus Oliveira de Souza, Comandante da Unidade da Aeronáutica. Também estarão presentes o secretário de Meio Ambiente, Frederico Müller e o representante da Diretoria de Operações da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM), do Projeto Sivam e também Coordenador de Implantação dos CEUs, Antonio Eulálio Pedrosa Araújo.

Quem implanta os Ceus, são os governos estaduais com a CCSIVAM. Os Ceus estão diretamente ligados à formulação de políticas de desenvolvimento de cada Estado, utilizando, para isso, os meios técnicos e operacionais, bem como os dados e as informações, disponibilizados pelo Sivam. O governo estadual, por sua vez, também, proverá de informações o banco de dados do CRV ao qual estará conectado, tornando o Ceu um órgão usuário remoto de grande porte do Sivam.

Proporcionando os meios, o Sipam busca, dessa maneira, a integração com os governos estaduais por intermédio de cada Ceu. Seu objetivo é incrementar as diversas atividades conduzidas pelos órgãos estaduais, de acordo com os produtos e dados gerados. Para permitir a elaboração dos trabalhos dos
Centros, será implantado um conjunto de ferramentas, equipamentos e aplicativos que possibilitará aos governos estaduais o acesso aos dados e informações disponibilizados pelos CRVs, provenientes da infra-estrutura de sensores, células operacionais de processamento e dos demais Órgãos Usuários ligados ao CRV, facilitando dessa maneira o planejamento e a execução de programas estaduais dentro dos seus limites territoriais, além de preservar a sua autonomia e independência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.