VOLTAR

MT estuda integrar turismo e preservação do ambiente

GM, p. 14
09 de Ago de 2005

MT estuda integrar turismo e preservação do ambiente

Medida é uma das 500 idéias apresentadas em fórum que discutiu a sustentabilidade. O consenso não foi estabelecido, mas o 1 Fórum Estadual que tratou do polêmico assunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebeu cerca de 500 propostas em diferentes correntes ambientais.
De acordo com o coordenador do Fórum, Calos Iriguaray, as propostas serão formatadas, analisadas e divulgadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. "A produção das oficinas superou todas as nossas expectativas, foi excelente o resultado desse trabalho", avaliou o coordenador.
As entidades que apresentaram as propostas, nas oito oficinas, mostraram que pode ser construída uma política ambiental em Mato Grosso que contemple todos os setores.
A próxima fase, segundo o organizador do evento, é implementar as propostas viáveis a curto e médio prazo e levá-las para serem discutidas junto ao governo federal.
Uma das propostas que mais interessou foi a sugestão de que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente libere as autorizações para o Transporte de Produtos Florestais, e também o licenciamento dos manejos florestais, além de encontrar mecanismos para compensar as áreas de reserva legal para estimular de forma econômica quem mantém a floresta em pé. "Será um trabalho árduo, mas creio ser possível. Ampliaremos essas ações com a participação social de forma transparente como determinou o governador Blairo Maggi", disse o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado.
O coordenador do evento afirmou que algumas das propostas apresentadas ultrapassaram a competência da Sema, outras, exigem a mudança da lei, e ainda parte delas já vinha sendo aplicada pela própria Sema. "Mas boa parte será encaminhada às gerências da Sema. Grupos também estão estudando propostas que exijam alterações na lei", explicou Carlos Irigaray. "Todas estas propostas serão aferidas pela Sema. Para algumas será preciso editar portarias, propor parcerias ou ainda correções normativas na Assembléia Legislativa", acrescentou Marcos Machado.
Questões sobre a região do Pantanal e da Floresta Amazônica, temas que dominaram as discussões do evento, foram apresentadas diretrizes importantes. A principal delas, que totalizou cerca de 60, foi a que integra o turismo ecológico com a política do meio ambiente, elaborar e implantar uma estrutura ambiental específica para a região, abrir uma linha de crédito de fomento às cadeias produtivas de fauna silvestre e de recursos pesqueiro e criar incentivos fiscais para os produtos da fauna nativa e recursos pesqueiros até que a cadeia produtiva se consolide.
No tema em que se discutiu a Floresta da Amazônia, os debatedores apresentaram uma resolução para melhorar o suporte técnico e humano da região, considerada abandonada pelo governo estadual, implementar instrumentos econômicos nos governos federal e estadual com vistas ao fortalecimento do setor florestal, criar mecanismos que incentivam os plano de manejo florestal sustentável e reflorestamento de propriedades já abertas, estabele-cer parcerias com as instituições financeiras com juros baixos criando fundos para que os proprietários possam estar atuando de forma pró-ativa a partir de 2006 na manutenção ou recomposição de florestas.

GM, 09/08/2005, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.