VOLTAR

MT: Chico Daltro manifesta apoio a caciques

O Nortão - http://www.onortao.com.br
Autor: João Bosquio
17 de Out de 2013

Chico Daltro disse que vai encaminhar as reivindicações também à Fundação Nacional do Índio (Funai), para numa parceria com a Secid atendê-las.

Os caciques Aritana Yawalapiti e Kotoki Kamayurá apresentaram ao vice-governador e secretário de Estado das Cidades (Secid), Chico Daltro, nesta quarta-feira (16), no Palácio Paiaguás, uma pauta de reivindicações voltadas à logística, habitação e comunicação nas aldeias. A restauração do memorial a Orlando Vilas Boas, existente no Parque Xingu, foi outra demanda trazida ao governo.

Chico Daltro disse que vai encaminhar as reivindicações também à Fundação Nacional do Índio (Funai), para numa parceria com a Secid atendê-las. O vice-governador planeja desenvolver os projetos de habitação já aplicados em outras aldeias. Com um linha de investimentos do Governo Federal, vai construir casas para essas comunidades a exemplo do que aconteceu com pequenos agricultores, áreas de assentamentos e quilombolas no estado.

O aproveitamento da energia solar como solução para a falta de energia elétrica também foi proposto durante a reunião. Segundo lembraram os caciques, "a energia não é para luxo, mas para a manutenção e conservação de remédios, principalmente vacinas". O vice-governador disse ainda que o Estado vai procurar as empresas de telefonia móvel e avaliar a melhor solução para o problema da comunicação. Atualmente os indígenas contam apenas com um serviço de rádio amador, que está precário e não dá sinal quando está chovendo.

O cacique Aritana saiu satisfeito com o manifesto de apoio do vice-governador. "Queremos a restauração e depois guardar todos os objetos de Orlando Vilas Boas", destacou Aritana.

http://www.onortao.com.br/noticias/mt-chico-daltro-manifesta-apoio-a-ca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.