VOLTAR

MPF/RS investiga aparecimento de pinguins mortos na costa gaúcha

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br
24 de Jun de 2011

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) instaurou procedimento no Núcleo do Meio Ambiente para apurar a causa do aparecimento de dezenas de pinguins e um leão marinho mortos na costa marítima do Rio Grande do Sul, cobertos por material que aparentemente se trata de óleo ou petróleo.

As informações iniciais dão conta, também, que um número ainda indeterminado de aves apareceu sem vida na região e algumas morreram quando estavam sendo tratadas. Os animais, resgatados por biólogos, estão no Ceclimar, em Tramandaí, e no Centro de Recuperação de Animais Silvestres e Marinhos (CRAM), na FURG, em Rio Grande.

O Núcleo Ambiental da Procuradoria da República requisitou com urgência informações a todos os órgãos envolvidos , como Capitania dos Portos; Ibama; Batalhão Ambiental da Brigada Militar, além da ONG Sea Shepherd, que realiza trabalho voluntário relacionado à preservação da vida marinha. O MPF está em contato direto com os órgãos ambientais competentes e outros órgãos, com vistas à ampla apuração dos fatos, considerando como prioridade a verificação da causa e dos responsáveis pelos danos ambientais, além da urgência na recuperação e tratamento dos animais.

Paralelamente, a área criminal do MPF/RS requereu à Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph), da Polícia Federal, a instauração de inquérito policial para apurar os crimes ambientais decorrentes das lesões e mortes de animais marinhos e outros eventuais danos ambientais decorrentes.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.