VOLTAR

MPF/RJ assina TAC com Chevron

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/
13 de Set de 2013

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro assinou nessa sexta-feira, 13 de setembro, termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Chevron Brasil, a Chevron Latin America e a Transocean Brasil, responsáveis pelos vazamentos de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, em novembro de 2011 e em março de 2012. O MPF em Campos dos Goytacazes moveu duas ações civis públicas contra as empresas logo após os incidentes. Com a assinatura do TAC - que prevê para a Chevron obrigações inéditas de precaução e prevenção de novos incidentes e compensatórias pelos vazamentos ocorridos no Campo de Frade - as duas ações poderão ser extintas.

Após meses de discussão das cláusulas entre o MPF, as empresas e os órgãos fiscalizadores, o TAC foi assinado às 15h pela procuradora da República Gisele Porto, na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, 31 - Centro). Além de representantes das empresas, estiveram presentes também representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Ibama. Após a assinatura do TAC, este será apresentado ao juízo da 1ª Vara Federal para homologação.

Veja aqui a íntegra do TAC.

Em dezembro de 2012, o MPF realizou uma audiência pública para divulgar as consequências dos vazamentos de petróleo, visando receber contribuições para o possível acordo que foram levadas em conta na redação das cláusulas.

http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.