VOLTAR

MPF/MT faz exposição de fotos em homenagem ao Dia do Índio

MPF/MT - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
19 de Abr de 2012

Dentre os povos que são retratados na exposição estão os Xavante, Enawenê Nawê, Manoky, Myky, Kayabi; e diversos povos do Parque do Xingu

Começa hoje, 19 de abril, e vai até o dia 30, a 3ª Exposição Fotográfica relacionada à temática indígena realizada pela Procuradoria da República em Mato Grosso.

A exposição é o resultado da seleção de fotos captadas durante visitas técnicas do Setor Pericial e de procuradores que atuam no ofício de minorias da instituição, e tem por objetivo sensibilizar e dar visibilidade às questões atuais enfrentadas por povos indígenas do Estado, a saber:

As populações tradicionais do Mato Grosso buscam manter sua dignidade sob a pressão que o contato interétnico -fricção interétnica- impõe;

Vivem as consequências da degradação social, ambiental e moral que a sociedade hegemônica imprime às relações;

Dentre essas populações, os indígenas são as maiores vítimas, tendo que conhecer a cultura de contato, já que tais circunstâncias os direcionam a uma luta desigual quando se trata de garantir um mínimo de sustentabilidade;

A pressão hegemônica os aproxima de um elevado grau de fragilidade dos seus valores, alicerces da estrutura social étnica, engendrando assim necessidades alienígenas;

A realidade das políticas públicas e dos projetos incidentes no Estado de MT, principalmente as obras do PAC, impõem às minorias uma vivência de interferências diretas no seu cotidiano e habitat.

A proximidade com centros urbanos e a expansão das fronteiras agrícolas têm trazido para o interior e entorno das terras indígenas problemas tais como queimadas, invasão de madeireiras, garimpeiros, fazendeiros, exploração ilegal de madeira, minérios e outros recursos naturais, além da poluição dos rios e solos com agrotóxicos utilizados em lavouras.

Ainda há muitas terras indígenas não demarcadas em Mato Grosso ou cujo processo de demarcação encontra-se paralisado, o que causa sérios danos à vida, à cultura e a própria existência de povos indígenas. Esse situação se agrava diante da tramitação na Câmara dos Deputados da PEC 215.

Dentre os povos que são retratados na exposição estão os Xavante, Enawenê Nawê, Manoky, Myky, Kayabi; e diversos povos do Parque do Xingu.

Ingresso - A entrada para conferir a exposição é franca e o horário de visitação é das 8h às 19h. A Procuradoria da República em Mato Grosso fica na rua Estevão de Mendonça, no 830, esquina com a avenida Getúlio Vargas.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.